ma 21maiA Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, inaugurou, hoje, o Mercado Digital “Prove Viseu Dão Lafões”. Uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da região, Turismo Centro de Portugal, grupos de ação local e várias associações empresariais do Dão, a qual substitui a tradicional iniciativa que, devido à pandemia da COVID-19, foi cancelada. O mercado ficará alojado, este ano, na plataforma Dott.pt.

Maria do Céu Albuquerque destacou a capacidade do setor para inovar perante a crise sanitária: “Hoje, perante o desafio que enfrentamos, diria que nunca a inovação, esta inovação, fez tanto sentido. E mais: passou a ser essencial. Temos de responder rapidamente às mudanças de hoje, já a pensar no amanhã. E esta resposta não pode deixar ninguém para trás porque, na verdade, trata-se de uma resposta que veio para ficar”, disse a titular da pasta da Agricultura.

A Ministra relembrou a importância da aposta no consumo de produtos locais, a qual se reflete no apoio a micro, pequenas e médias empresas e no comércio local. Neste contexto, lembrou a campanha “Alimente quem o Alimenta” e elogiou iniciativas como o mercado “Prove Viseu Dão Lafões”. “Graças a projetos como este, não são só os produtores que encontram uma nova oportunidade para escoamento dos seus produtos, mantendo a sua qualidade, segurança e carácter único. Os consumidores também, porque, à distância de um clique, podem aceder a estes mesmos produtos, encher a mesa de casa com o que é nacional, cuidar da sua alimentação e da sua saúde e, ainda, contribuir para a redução da pegada ecológica e para o crescimento do país”, destacou Maria do Céu Albuquerque.

O mercado “Prove Viseu Dão Lafões” destina-se à comercialização de vinho, queijos, fumeiros, mel, compotas e outros produtos de excelência dos 14 municípios daquela Comunidade Intermunicipal.