Foto: Comida de SubsistênciaO “Comida de Subsistência” é um blogue da autoria do Chef Marco Gomes, natural de Trás-os-Montes e proprietário do restaurante Oficina, no Porto, e pretende ajudar a valorizar o melhor que se faz em Portugal.

Foi criado para transmitir as práticas gastronómicas antigas e atuais das populações locais e resulta de uma visão muito pessoal de Marco Gomes que, desta forma, divulga “a nossa ruralidade, os nossos costumes, as histórias de um povo, os produtores os produtos e a sua história.”

“É uma plataforma de todos para todos”. O projeto está aberto a todos aqueles que queiram participar na promoção do território, dos produtos e de uma forma de vida para benefício de todos. Por isso, encontra-se a reunir produtos e produtores para a promoção e divulgação dos mesmos.

O blogue apresenta ainda a rubrica “Memórias”, onde o autor visita alguns locais do país para contar a história da nossa gastronomia tradicional, como parte da nossa identidade e cultura, assim como algumas receitas antigas feitas com recurso a produtos locais, utilizando utensílios e técnicas tradicionais.

Conheça o projeto em detalhe, visitando: https://www.comidadesubsistencia.com.