Gabinete Municipal Apoio Agricultor - Da Terra à MesaO município de Cantanhede está a preparar o lançamento de uma plataforma de venda “on-line” de produtos locais. “Da Terra à Mesa” é a designação deste projecto, que prevê a promoção e comercialização da produção local, «incentivando o consumo de produtos agrícolas e de pecuária do concelho», refere a autarquia.

Trata-se de um projecto da responsabilidade do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, que vai ficar disponível no site institucional da Câmara Municipal, e pretende, «através da promoção dos produtos produzidos localmente», garantir «o desenvolvimento económico da região», numa altura em que as imposições de confinamento, impostas pelo estado de emergência em vigor, decorrente da pandemia provocada pelo novo coronavírus, impõem um conjunto de restrições, quer à venda, quer à compra de produtos.

Com esta plataforma, o município prevê que possa ser criado «um circuito curto de comércio, com um contacto mais directo entre produtor e consumidor», o que irá permitir diminuir «a distância entre a “Terra” e a “Mesa”. Um facto ao qual se junta outro, não menos importante, que se prende com a possibilidade de garantir «um eficaz escoamento da produção, contribuindo para um aumento significativo da qualidade de vida dos agricultores cantanhedenses».

A autarquia salienta o facto de esta estratégia inovadora, que recorre às novas tecnologias, assentar no conceito de «preservação de técnicas de produção artesanais e ancestrais de cultivo agrícola», valorizando, igualmente, «a diversidade e variedade de produtos produzidos localmente». Trata-se, adianta, de produções que se encontram «completamente adaptadas ao clima, pragas e solos, exigindo, por isso, a aplicação de uma menor quantidade de produtos fitofarmacêuticos e fertilizantes», o que significa que são alimentos «mais naturais» e, por isso mesmo, melhores para a «saúde dos consumidores», beneficiando, igualmente, «o bolso dos produtores».

Para aderir a este projecto os produtores interessados podem formalizar a sua inscrição através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através dos telefones 231 410 100 ou 969 287 659.

Fonte: Diário de Coimbra.